Programa Chorinho Brasil

sáb, mai 15, 2010

Programa

Programa Chorinho Brasil

O programa Chorinho Brasil de hoje (15 de Maio de 2010), apresentará composições de autores variados, como Jacob do Bandolim, Pixinguinha, Garoto, Ernesto Nazareth, interpretados por instrumentistas do Brasil e do exterior.



, , ,

9 Comentários para “Programa Chorinho Brasil”

  1. Eunice Rodrigues de Mello Junqueira Says:

    Caro João Tomas,

    Ficamos de antena ligada em seu programa do dia 15 de maio e apreciamos a programação,inclusive a apresentação do choro cantado de autoria do Jacaré (muito bonito), sua conversa animada com o Pernambuco, ligamos para o telefone 0800…., mas não conseguimos falar com você – a ligação não pôde ser concluída! Estávamos de “antena ligada” para ouvir você anunciar o evento sobre “chorinho” que vai acontecer no dia 18 de maio, em Campos de Jordão, como parte do XXIV Encontro Estadual/APASE,com a participação da cantora Heloísa Junqueira e o grupo “Lágrimas de Chorões”. Acredito que esse evento será uma excelente oportunidade de divulgar o “chorinho” para uma platéia de educadores, cujos intérpretes são jovens que cultivam o gênero autêntico e achamos que a notícia seria incluída em seu programa que cuida tão bem do “corpo” e do “espírito” do chorinho. Que pena!

    Será que houve da nossa parte algum erro de comunicação? Enviamos a notícia para o programa pelo Site. Desculpe-me por esta “pequena lamentação”, é que fazíamos muita questão do seu anúncio. Abraços da Eunice Junqueira e da Ercy Rodrigues.

  2. EDSON 7 CORDAS Says:

    PARABENS PARA O AMIGO E JORNALISTA, JOÃO TOMAS E SEU FILHO RAPHAEL TOMAS, POR ESSA GRANDE INICIATIVA EM EXPANDIR O “CHORINHO BRASIL” ABRINDO O NOVO SITE, ONDE MÚSICOS, GRUPOS DE CHORO, TÊM OPORTUNIDADE MAGNIFICA DE DIVULGAR SEUS TRABALHOS, MOSTRANDO INCLUSIVE, FOTOS VIDEOS E CARTAZES DE APRESENTAÇÕES NO BRASIL E ATÉ NO EXTERIOR. EM NOME DO NOSSO MODESTO GRUPO “OSINGÊNUOS”, E NATURALMENTE EM NOME DE TODOS COMPANHEIROS “CHORÕES” DÊSSE NO BRASIL, AGRADEMOS DE CORAÇÃO, E DESEJAMOS AO “CHORINHO BRASIL”, VIDA LONGA.
    ABRAÇO DO AMIGO,
    EDSON 7 CORDAS
    OS INGÊNUOS”

  3. João Tomas do Amaral Says:

    Olá, Chorões de Plantão!!!

    É com grande satisfação que informo aos nossos ouvintes do Programa e visitantes do Site Chorinho Brasil, um breve balanço destes primeiros quinze dias de atividades conjuntas, quando relacionamos o contato de 11 países – Argentina, Brasil, Canadá, Espanha, França, Itália, Noruega, Peru, Portugal,Russia e Suiça.

    Certamente, é do Brasil a maior quantidade de ouvintes e visitantes,até o momento registramos participações de mais de 65 cidades brasileiras de vários estados – São Paulo, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Fortaleza, Recife, Curitiba, Brasilia, Ribeirão Preto, Porto Alegre, Maceio, Natal, Campinas, Uberaba, Santo André, Florianópolis, São Vicente, Belem, Tres Corações, João Pessoa, Osasco, Vitória, Itajai, Guarulhos, Porto Velho, São Luis, Chapecó, Campo Grande, Vila Velha, São Bernardo do Campo, Caxias do Sul, Santo Antonio da Platina, Poços de Caldas, Laranjal Paulista, Manaus, Cuiabá, Goiania, Macaé, São José dos Campos, Pelotas, Hortolandia, Nova Friburgo, Mossoró, Aracaju, Suzano, Blumenau, Presidente Epitácio, Iperó, Petropolis, Alfenas, Niteroi, Santos, Londrina, Apucarana, São Carlos, São Leopoldo, Cascavel, Piracicaba, Cachoeiro de Itapemirim, Alagoinhas, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Terezina, e Macapá.

    A relação das cidades brasileiras acima está fora de ordem alfabéticas, pois a referência é a de nosso controle estatístico de visitas, que classifica da maior para a menor quantidade de acessos. Desta forma, é possível termos uma rápida idéia das regiões que buscam contato com as atividades do movimento do choro. Este interesse, certamente, será cada vez mais útil para que possamos difundir este gênero musical junto ao grande público.

    Aos amigos colaboradores – instrumentistas e cantores -, que estão contribuindo com sua arte em pról do movimento do choro, agradeço o envio das matérias para divulgação tanto no Programa quanto no Site – Chorinho Brasil -. Porém, apresento as minhas desculpas por eventuais deslizes que possam ocorrer na veiculação dessas informações, pois estamos nos ajustando à demanda e aos contornos quanto ao espaço e ao tempo. Estamos juntos neste aprendizado e buscaremos alternativas para solucionarmos tais desencontros.

    O Programa Chorinho Brasil, deste 15 de maio de 2010, apresentou as composições Assim é Melhor – Radamés Gnatalli – Léo Gandelman, Vou Vivendo – Pixinguinha e Benedito Lacerda – Pixinguinha e Benedito Lacerda, Lamento no Morro – Garoto – Mário Eugênio, Doce de Coco – Jacob do Bandolim – Joel Nascimento, Cochichando – Pixinguinha – Radamés Gnatalli Sexteto, Espinha de Bacalhau – Severino Araujo – Orquestra Tabajara, Jacaré Cintilante – Mauricio Cavlacanti e Marcelo Varela – Dalva Torres, Sarambeque – Ernesto Nazareth – Iara Behs, Harmonioso – Valmar Amorim – Valmar Amorim e Bruno Rian, Pão e Poesia – Moraes Morreira e Fausto Nilo – Herbie Mann, e ainda Tão Só – Izaías do Bandolim – Izaias e Seus Chorões.

    O meu abraço ao amigo Edson Santos – Edson 7 Cordas lider o excelente conjunto Os Ingênuos da querida cidade de Salvador – Bahia pelo carinho da amizade e sua expressiva batalha em pról do choro, diga-se de passagem de longa data.

    A participação sempre entusiata do Pernambuco do Pandeiro é uma alegria para todos os ouvintes do Chorinho Brasil esparramados em todo o planeta, sempre ligados às atividades vinculadas ao movimento do choro.

    Contamos com os Chorões de Plantão!!!

    Até a próxima!!!

  4. alcione uchoa Says:

    Prezado João Tomas,é sempre um grande prazer vermos qualquer iniciativa que exalte esse gênero musical tão querido que é o choro.Continue com o programa e tenha muito sucesso.Abraço.

  5. KLEBER Says:

    Parabéns ao novo Site que vem a cada dia mostrando a existência de pessoas que realmente se preocupa com as atividades de nossa música Brasileira, e com uma iniciativa dessa de divulgar, teremos se Deus quiser, muito mais pessoas seguindo nosso Choro…

    Abços

  6. Eunice Rodrigues de Mello Junqueira Says:

    João Tomas, como vai você? Outro dia, remexendo a minha coleção de CDs, encontrei um precioso do Altamiro Carrilho intitulado: “50 anos de Chorinho” que você também deve ter e cujas faixas já deve ter apresentado em seu programa. Só gostaria de chamar atenção para este CD em que Altamiro faz incursões na música clássica (“André de sapato novo” na faixa 6), insinuando o “coitado” a dançar peças clássicas de “ballet”, com os sapatos novos e apertados; no jazz (Brasileirinho – faixa 7), apresentando ainda, na Faixa 1 uma “Flor Amorosa” diferenciada, bem como em “Lamento” (faixa 8), quando transporta a melodia para o tom menor, dando à música uma impressão mais triste, da verdadeira tristeza que é “lamentada” na composição de Pixinguinha: Aliás, a letra de Vinicius de Moraes é cheia de tristeza… Só falei tudo isso para você procurar, no blog do zeluissapo (You Tube), a incursão na Ópera feita pela Heloísa, quando cantou um trechinho da Carmén (Habanera), com o conjunto “Lágrimas de Chorões”, em Campos de Jordão, no dia 18 de maio. O vídeo está nesse blog, junto com “Saudosa Maloca” e “Tico-tico no fubá”. Outra coisa… falando em “Flor Amorosa” , que tal você incluir às músicas que destaquei do Altamiro e da Heloísa, uma “Flor Amorosa” também diferente, cantada pelo conjunto “Embalo Cinco”? Você tem o CDzinho que copiei para você. Não é gravação pirata e sim foi extraído do “bolachão” gravado pelo Embalo Cinco (que você também tem), nos anos 70. Tanto o conjunto quanto a gravação original são profissionais e legitimados. Nessa faixa, eu estou solando e a Ercy fazendo coro comigo com os demais membros do conjunto. O arranjo para vozes é muito bonito! Pode tocar sem susto! Será um prazer enorme ouvir tudo isso em um sábado, se for possível. Só me avise se for tocar, OK?(Desculpe-me por esta “chateza”)! Se puder, responda-me pelo site do Chorinho, está bem? Um grande abraço de sua amiga Eunice Junqueira.

  7. João Tomas do Amaral Says:

    Olá, Eunice !!!

    Agradeço a sua lembrança, em vários sentidos, pois o CD do Altamiro Carrilho é de fato uma obra prima da música brasileira, principalmente a vinculada ao movimento do choro, bem como a sua informação quanto ao disco do Embalo Cinco com as vozes maravilhosas da Eunice e da Ercy, e ainda com a participação do grande solista de violão Francisco Araújo.

    Lembrando o Francisco Araújo informo,em breve, o lançamento de mais um belo disco deste importante solista que realizou vários trabalhos com vocês. O Francisco Araújo concedeu-me a honra de escrever o encarte de seu disco.

    Quanto a tocarmos o Flor Amorosa interpretado pelo Embalo Cinco no Programa Chorinho Brasil será uma satisfação, o que faremos assim que estiver no Brasil, pois estou em Portugal a trabalho – o que não deixa de ser agradável, embora seja trabalho, mas acima de tudo gratificante, pois é em pról da educação.

    Com os meus cumprimentos e meu agradecimento pela sua amizade constante, amiga e generosa, bem como da Heloisa e da Ercy, do amigo de sempre

    João Tomas do Amaral

  8. Eunice Rodrigues de Mello Junqueira Says:

    Obrigada João, por sua resposta! Saiba que para nós é também uma honra ter a sua amizade, pela pessoa que você é! Um abraço da Eunice Junqueira

  9. Jorge Cardoso Says:

    Caro amigo João,

    Saudações musicais!

    Inicialmente, venho parabenizá-lo pelo trabalho em prol da nossa música popular instrumental juntamente com o Raphael Tomas. Saudade de vocês.

    Gostaria de convidar a todos e contar com sua divulgação para nossa apresentação em breve no Espaço Cultural Oboé em Fortaleza-CE. Será realizada no dia 03.11.10 (quarta-feira próxima) e divulgaremos o CD que fizemos juntos “Bandolim do Brasil” – Jorge Cardoso e Grupo Cordas que Falam.

    A história do Grupo Cordas que Falam é muito interessante. Fui um dos fundadores do grupo que nasceu na rádio FM Universitária de Fortaleza em apresentações ao vivo. Até hoje eles continuam esta tradição com a apresentação do jornalista Nelson Augusto (site http://www.nelsons.com.br).

    Forte abraço e muito sucesso para voces. Abraço do amigo,

    Jorge Cardoso
    http://www.musicexpress.com.br/jorgec
    http://www.myspace.com/jorgecardosobandolim
    http://www.musicosdobrasil.com.br/jorge-cardoso


Escreva um comentário