Dia Nacional do Choro

sáb, abr 23, 2011

Artistas, Notícias

Dia Nacional do Choro

O Dia Nacional do Choro é comemorado em 23 de Abril, em homenagem à data de nascimento do ilustre Alfredo da Rocha Vianna Júnior mais conhecido como Pixinguinha nascido no ano de 1887. O apelido Pixinguinha veio da união de pizindim (menino bom), como sua avó o chamava, e bexiguento, por ter contraído a varíola, que lhe marcou o semblante.

Pixinguinha é um grande ícone no movimento do Choro e na história da Música Popular Brasileira, é autor de diversos choros que jamais serão esquecidos como: Carinhoso, Lamentos, Rosa, 1×0, Sofre Porque Queres, Vou Vivendo, Naquele tempo entre muitas outras.

O Chorinho Brasil.com.br selecionou algumas interpretações realizadas durante os Programas Chorinho Brasil do ano de 2010 para homenagear o mestre Pixinguinha:

Conjunto Retratos com a participação especial de Allan Abbadia no trombone interpretando “Vou Vivendo” e “Lamentos” no Stand da Rabio Boa Nova na ExpoMusic 2010.

Grupo Lágrimas de Chorões juntamente da cantora lírica Heloísa Junqueira interpretando o inesquecível “Carinhoso”


Grupo Cordas e Palhetas (Toco Preto e Regional) interpretando “Naquele Tempo” nos estúdios da Radio Boa Nova no dia da estréia do novo formato do site ChorinhoBrasil.com.br





, , , , , , , , , , ,

Um comentário para “Dia Nacional do Choro”

  1. Lauro César Muniz Says:

    O chorinho nasceu lindo com Chiquinha Gonzaga e Joaquim Callado (ele anterior, mas ela na frente porque é uma grande mulher). Fusão do lundú com a polka! Todos os chorinhos são lindos: Atraente (que chamavam de tango), Odeon (Nazaré), Tico-Tico no Fubá (Zéquinha), Carinhoso, (Pixinguinha), André de sapato novo, Brasileirinho (Waldir)…
    Meu chorinho preferido é o DELICADO do Waldir Azevedo.
    É uma obra-prima! Tem frases musicais surpreendentes, inesperadas, ricas melodicamente, arriscadas até… É o clássico dos clássicos.
    Parabéns a todos os chorões pelo dia do chorinho!


Escreva um comentário