Manuel Marques e Nelito Marques (1ª Parte)

seg, fev 14, 2011

Artistas, Chorinho Brasil TV, Programa

Manuel Marques e Nelito Marques (1ª Parte)

O Programa Chorinho Brasil deste Sábado (12 de Fevereiro de 2011), recebeu a presença do ilustre instrumentista Manuel Marques acompanhado por seu filho Nelito Marques. A trajetória de Manuel Marque na cultura musical brasileira registra importantes e significativos momentos envolvendo um vasto repertório como compositor e intérprete bem como abrange a música portuguesa e a música brasileira.

Em breve análise de sua obra como intérprete de música brasileira encontraremos autores como Américo Jacomino, Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo, Pixinguinha, Heitor Villa-Lobos e Ary Barroso entre outros. Assim , constata-se que a música brasileira em sua vertente instrumental, principalmente a vinculada ao movimento do choro ganha uma alma expressiva no som de sua guitarra portuguesa. Porém, a sua estreita vinculação com o movimento do choro fica significativamente expresso por meio de sua composição denominado “Fado Chorão” que entrelaça de modo melódico e harmônico a cultura musical de Portugal e do Brasil – O Fado e o Choro.

Manuel Marques encerra de forma evidente uma possibilidade inquestionável quanto ao fato da arte musical se contribuir num dos elementos mais expressivos do sentimento humano. Esta possibilidade de expressão do sentimento humano estabelece uma perfeita conexão quando faltam as palavras. É assim, a sensibilidade e o virtuosismo de Manuel Marques.

Manuel Marques emocionado ao ouvir homenagem preparada pelo Programa Chorinho Brasil.

Manuel Marques, João Tomas e Nelito Marques

Confira a música “Coimbra” de autoria de Manuel Marques (Guitarra Portuguesa) acompanhado por Nelito Marques (Violão 6 Cordas), gravada durante o Programa Chorinho Brasil.



, , , , , , , , ,

3 Comentários para “Manuel Marques e Nelito Marques (1ª Parte)”

  1. jose canesqui (canastra) Says:

    Este Manoel Marques esta cada vez mais fera. Mas meu recado vai especialmente para o Nelito.
    Então Nelito, não sei se se lembra de mim, eu sou o Canastra (do taxi aqui de Sâo Paulo.)
    Foi muito bom te ver ,cara. Se der manda um alô aí, gostaria muito de falar com você.

    Um abraçâo.

  2. João Tomas do Amaral Says:

    Olá, José Canesqui – Canastra!!!

    Agradecemos a sua visita ao nosso Portal.

    Certamente o Maestro Manuel Marques é um dos maiores expoentes da guitarra portuguesa. Inclusive altamente elogiado pelo incrível Jacob do Bandolim que enaltecia o seu virtuosismo.

    Aos nossos visitantes indicamos a nossa página no Facebook, bem como o Programa Chorinho Brasil com emissão aos sábados a partir das 15 horas (horário de Brasília) pela Rede Boa Nova de Rádio, 1450 KHz AM (São Paulo) entre outras formas de emissão http://www.radioboanova.com.br.

    Contamos com os Chorões de Plantão!!!

    Até a próxima!!!

    João Tomas do Amaral

  3. Andre Silva Says:

    Boa noite, gostaria de saber por gentileza se voces tem o contato do Sr.Manuel Marques,acontece que meu pai foi aluno dele a uns 35 anos atrás, e esse mes de abril haverá uma comemoração de bodas de ouro dele e gostaria de fazer uma surpresa(seria uma grande surpresa diga-se de passagem), levando o amigo e professor .
    Fico desde já muito agradecido pela atenção e mais ainda pela ajuda.
    Muito obrigado.
    André


Escreva um comentário