Homenagem a Altamiro Carrilho em grande estilo

qui, set 6, 2012

Artistas, Eventos, Notícias

Homenagem a Altamiro Carrilho em grande estilo

Por Alex Mendes (Conjunto Retratos)

No domingo passado, 02/09/2012 cerca de 200 pessoas lotaram o auditório do Centro Cultural do Jabaquara para prestigiar o Conjunto Retratos no na apresentação da edição de número 71 do projeto Choro na Manhã, recital em homenagem ao virtuoso flautista Altamiro Carrilho, que faleceu recentemente aos 87 anos de idade em decorrência de câncer de pulmão.

O músico nasceu em 21 de dezembro de 1924, começando a tocar flauta desde menino. Com mais de 70 anos de carreira, acompanhou grandes estrelas como Orlando Silva, Francisco Alves e Roberto Carlos. Altamiro também gravou dezenas de discos e compôs cerca de 200 músicas que vão de choros a sambas, alguns de difícil execução.

No palco, o Conjunto Retratos, formado por Alex Mendes (bandolim), Paulo Gilberto (flauta), César Ricardo (Violão 7 cordas), Donisete Fernandes (Pandeiro) e Fernando Henrique (Cavaquinho), apresentou algumas músicas de Altamiro Carrilho como Aeroporto do Galeão, Bem Brasil, Beija Flor, Flauteando na Chacrinha e Canarinho Teimoso. A homenagem teve também a participação especial do violonista Rafael Nascimento que está lançando seu primeiro CD, do ritmista Aguinaldo Bechelli e do cantor Valter Seresteiro, que lembrou clássicos de Noel Rosa, Cartola e Lupicínio Rodrigues. E teve também uma “canja” do vereador Gilberto Natalini que também agradou a todos cantando Carinhoso de Pixinguinha.

Passaram pelo local para prestigiar o evento o exímio violonista Francisco Araújo e o ritmista e apresentador Guta do Pandeiro.

O evento foi registrado pela fotógrafa Ilda Noronha e podem ser conferidas no link a seguir.

CLIQUE AQUI PARA VER AS FOTOS!



, ,

5 Comentários para “Homenagem a Altamiro Carrilho em grande estilo”

  1. Rafael Nascimento Says:

    Foi uma grande honra participar deste maravilhos evento, pena que não pude conhecê-lo e apesar de violonista ele tbm faz parte das minhas influencias, com suas melodias incriveis, procuro inspirar-me em minhas composições, no meu próximo cd quero gravar uma de suas maravilhosa músicas…

  2. Fernanda Noronha Says:

    Que maravilhoso saber que São Paulo, aos sábados, acorda com Chorinho de primeira! Parabéns ao conjunto retratos pela homenagem ao Altamiro Carrilho!

  3. Gustavo Simão Says:

    Parabéns !!! Belíssimo trabalho sobre a Cultura Musical Brasileira, O CHORO, uma forma de tocar que felizmente está crescendo com novos grupos de músicos, compositores. O que é bom fica, sem sucesso de mídia mas nas apresentações dos Conjuntos, seja, Trio, Quinteto ou formações maiores
    a essência, a sementinha dos Grandes Mestres continuam presente. Quanto a homenagem do RETRATOS para Altamiro Carrilho, uma beleza, considerado por especialistas do instrumento, inclusive os ligados a Música Clássica como um dos maiores de todos os tempos. Fez do CHORO a sua vida, exemplo de a ser seguido, defensor ferrenho da tradicional forma de tocar o seu estilo preferido, sempre foi e será UM C H O R ÃO. Obrigado pela oportunidade de FAZER parte da família CHORINHO BRASIL e CONJUNTO ‘RETRATOS”
    Guta Do Pandeiro, Produtor e Apresentador do programa CLUBE DO CHORO DE SÃO PAULO.

  4. ALTAIR Says:

    UMA MANHÃ DE MAGIA
    A música é uma das mais belas expressões da arte. e foi o que pude conferir e aprovar neste dia.
    Parabéns a todos!!!
    Altair

  5. Cristina Medeiros Says:

    Parabenizo a todos pelo encontro!
    Gostaria de saber referências/onde adquirir um disco chamado Carinhoso, que reúne clássicos do flautista Altamiro Carrilho e outros grandes intérpretes da discografia do choro.
    Muito Obrigada!
    Cristina


Escreva um comentário