Show de Lançamento do CD “Siqueira Entre Nós”

sex, jun 7, 2013

Artistas, Eventos, Notícias

Show de Lançamento do CD “Siqueira Entre Nós”

Integrante da última formação da banda de Pixinguinha lança seu primeiro álbum aos 75 anos. Somando mais de 450 obras de autoria própria para cavaquinho, o lançamento de seu ”primogênito” acontece no dia 08 de junho de 2013, na Sala Baden Powell, em Copacabana, no Rio de Janeiro. O cavaquinista da Velha Guarda da Mangueira, José Siqueira de Alcântara, conta com participações de peso – tanto no palco quanto no álbum – como Nilze Carvalho, Ronaldo do Bandolim e Dirceu Leite no cd que leva o título “Siqueira Entre Nós”. Outros nomes da música como Márcio Hulk e Daniela Spielmman também participam das gravações.

Em sua trajetória, Siqueira acompanhou ainda artistas como: Jamelão, Alcione, Jards Macalé, Moreira da Silva, Dicró, as divas do rádio: Marlene e Emilinha Borba, além de Mário Alves, Beth Carvalho, Nelson Gonçalves, Rildo Hora, e (mais recentemente) Seu Jorge.

O CD, gravado no Estúdio Umuarama, em Laranjeiras, é produzido pelos músicos e idealizadores do projeto, Wellington Monteiro e Pedro Cantalice. Inicialmente classificado como choro, o disco permite a fuga do rótulo e proporciona um mergulho mais intenso no universo da música instrumental, permeando assim diversos ambientes sonoros, mesclando tradicional e contemporâneo com muita precisão e virtuosidade.

Data: 08 de junho
Hora: 20h00
Local: Sala Baden Powell – Endereço: Av. Nossa Senhora de Copacabana, 360 – Rio de Janeiro
Altura do Copacabana Palace – Posto 2
Estação Metrô Cardeal Arcoverde
Tel: (21) 2548-0421

Preço: R$ 20 inteira / R$ 15 estudantes e idosos

Da esq. para dir: Wellington Monteiro, Siqueira e Pedro Cantalice

HISTÓRIA

Siqueira nasceu em Recife em 1937, filho de músicos, pai bandolinista e mãe pianista, com 13 anos começou a tocar cavaquinho. Como bom nordestino tocou sanfona, estudando na Academia Mário Mascarenhas, mas as cordas do cavaco falaram mais alto, se tornando solista e centrista profissional do instrumento.

Começou a solar no cavaquinho com Nelson Velha Guarda, violonista do mestre Pixinguinha, onde passou a fazer parte do regional como centrista do cavaquinho, “O garoto” era assim que o mestre o chamava.

Cavaquinista profissional há aproximadamente 60 anos, tocou com grandes talentos, fez parte de vários grupos musicais (Carinhoso, Apoio, Chapéu de Palha, Chapéu Virado, Esquema 7), regionais (Niquinho, Vibração, Tudo Azul, Chorarte, Com Casca e Tudo, Chorões do Rio, Mário Pereira e seus Chorões, Walter Moura, Claudionor Cruz, Conversa de Violão e com o grande mestre Pixinguinha!) e participação em orquestras como Cuba Libri (Maestro Chiquinho), Tabajara (Maestro Severino Araújo), Os Deltas e Show de Samba Brasil (Maestro Macedo Neves).

Participou dos programas de tv e rádio: Astro Mirim na Passarela com Tecla Soares (Rádio Nacional – Vera Cruz – Tv Rio), Conversa de Violão com Cezar Moreno (Rádio Nacional – Rio de janeiro e Metropolitana) e Programa Adelzão Alves (Rádio Globo – Nacional e Tv Rio).

Já acompanhou com seu cavaquinho: Jamelão, Alcione, Jards Macalé, Ademilde Fonseca, Moreira da Silva, Sônia Delfino, Dicró, Eliana Pittman, Marlene, Epaminondas, Emilinha Borba, Mário Alves, Beth Carvalho, Roberto Silva, Elza Soares, Toco Preto, Nelson Gonçalves, Rildo Hora, Raul de Barros e Seu Jorge.

Grande compositor, entre choros, polcas, valsa e sambas tem mais de 450 composições!

Integra a Velha Guarda da Mangueira, por onde já representou o Brasil em turnê pela Europa (Holanda, França, Alemanha, Inglaterra e Áustria) e Estados Unidos, em Los Angeles onde participou do Grammy Latino.

Por sua vasta experiência musical foi convidado a fazer parte da mini série da rede Globo “Chiquinha Gonzaga” em 1999.

Teve seu choro “Primavera “ gravado em 2007 em Recife pelo grupo Sexteto Capibaribe (CD Choros Pernambucanos).

Atualmente está na fase final de preparação de seu primeiro disco, projeto idealizado por Wellington Monteiro e Pedro Cantalice, entitulado “Entre Nós” com composições inéditas e participações especiais de Dirceu Leite, Nilze Carvalho, Márcio Bahia, Caçula, Valter Silva, Jayme Vignoli, Ronaldinho do Cavaquinho, Daniela Spielman, Marcio Hulk, Zé Calixto, entre outros.



, , , , , , , , ,

Um comentário para “Show de Lançamento do CD “Siqueira Entre Nós””

  1. Dir Pereira Says:

    Sou Uma Pessoa Simples Estudo Violão 7 Cordas e Violino , Quero Deixar o Meu Parabéns A Esse Grande Músico Que Tocou Com O Mestre Dos Mestres Chamado Alfredo Da Rocha Viana Filho ,Mais Conhecido Como Pixinguinha.
    Um Abraço e Sucessos.


Escreva um comentário