“60 anos de João Tomas do Amaral, o presente é nosso” por Alex Mendes

sáb, mar 22, 2014

Vivendo o Choro

“60 anos de João Tomas do Amaral, o presente é nosso” por Alex Mendes

Sábado, 22 de Março é aniversário do nosso querido amigo João Tomás do Amaral, o mestre em matemática a muitos anos tem dedicado grande parte de seu tempo ao movimento do Choro, foi colaborador da Revista Toque Fácil onde mensalmente escrevia artigos relacionados ao gênero, escreveu vários encartes de CD´s, publicou artigos sobre o choro em várias revistas, foi jurado em importantes festivais de choro e há aproximadamente 20 anos presenteia seus ouvintes todos os sábados através das ondas de rádio e da internet com o excelente programa Chorinho Brasil, são 60 minutos de pura magia pois todo o material apresentado (gravações, artigos faz parte do seu vasto acervo, e não fica por aí, ele leva ao seu programa convidados dos mais variados segmentos, músicos, poetas, escritores, agitadores culturais, outros apresentadores, produtores e amigos, às vezes ao vivo ou por telefone. Altamiro Carrilho e Pernambuco do Pandeiro foram participantes frequentes do programa.

Nosso ilustre amigo nasceu em 1954, ano em que comemorávamos o “Quarto Centenário” da cidade de São Paulo, coincidentemente neste mesmo ano, o genial Aníbal Augusto Sardinha (Garoto), em parceria com Romeu Seibel, cujo pseudônimo era Chiquinho do Acordeon faziam sucesso na capital com uma música feita especialmente para esta comemoração, o dobrado São Paulo Quatrocentão, composto em homenagem aos 400 anos de São Paulo, o dobrado foi um sucesso que se espalhou rapidamente pelo Brasil.
O disco vendeu mais de 700 mil cópias, logo em seguida recebeu letra de Avaré e foi gravado por Hebe Camargo. Foi neste período de efervescência cultural que nasceu e cresceu nosso amigo João Tomás.

Ainda menino morando na Vila Gustavo em São Paulo, empolgado por um sistema alto-falantes no bairro que veiculava propagandas de estabelecimentos locais e que em seus intervalos tocavam algumas músicas de mestres como Dilermando Reis, Waldir Azevedo e Jacob do Bandolim, João passa a ter contato com estas músicas e vai tomando gosto. O garoto passa a juntar todo o troco da padaria e do mercado, e quando ia acompanhar sua mãe nas compras no centro da cidade de São Paulo, na Ladeira Porto Geral começa a adquirir discos do que havia de melhor na nossa música, foi comprando e guardando e hoje possui um acervo com mais de 13 mil discos.

Há quase 20 anos apresenta o programa Chorinho Brasil, no qual ele afirma: “Foi uma das boas coisas que aconteceram na minha vida, pelas amizades, pelo tipo de relação que a gente tem aqui, pela proposta de trabalho que foi aceita”. Em um clima descontraído e alegre João Tomas conduz o programa onde teve a oportunidade de conviver com boa parte dos instrumentistas vinculados ao choro e completa que a “música aproxima as pessoas”, “é gostoso tocar para as pessoas ouvirem”, “música é algo para compartilhar principalmente com as pessoas que você gosta” e “vale a pena fazer música para reforças os aspectos da alma”.

Inteligente, bem humorado, centrado em seus valores, apaixonado pela vida, João Tomas faz parte daquelas pessoas especiais que temos o prazer em ficar conversando por horas a fio seja lá qual for o assunto, e causa uma tristeza quando somos obrigados a terminar o bom papo. Um amigo verdadeiro.

Espera-se que nesta data tão especial, entre os inúmeros abraços que certamente receberá, João Tomas se sinta também abraçado pelos amigos Mário Jequibau Albanese e todos os integrantes do Conjunto Retratos (Alex Mendes, Cesar Ricardo, Paulo Gilberto, Fernando Henrique e Donizete Fernandes).

Liguei para João Tomas na véspera de seu aniversário e lhe disse:
- Amanhã é uma data especial João, sabe o que comemoraremos?… Ele responde na mesma velocidade…
- É claro… o Dia Mundial da Água.

Desejamos muita saúde, sucesso e muita luz a este ser humano que faz a diferença presenteando seus amigos e os Chorões de Plantão com música e alegria.

Alex Mendes
(11) 9.8653-9603
Bandolinista do Conjunto Retratos
www.conjuntoretratos.com.br



, , ,

45 Comentários para ““60 anos de João Tomas do Amaral, o presente é nosso” por Alex Mendes”

  1. Marcello Laranja Says:

    Ôpa, beleza meu caro Alex, cumprimentos e felicitações ao professor João Tomás do Amaral, mestre de matemática e de Choro, grande conhecedor e entusiasta dos assuntos, parabéns e felicidades, tudo de bom, saúde e paz.
    Abraços
    Marcello

  2. Rafael Nascimento Says:

    Salve meu amigo joao thoma parabens pelo seu dia, tenha muitos anos de vida e sucesso que esta sua luta pela musica brasileira continue a dar bons frutos forte abraco!!!!

  3. Wellington Gama Says:

    Grande João Tomas, passo para deixar meu forte abraço e lhe desejar um Feliz aniversário, que seja um dia de muitas felicidades junto aos amigos e família. Grande Abraço

  4. Ilda Says:

    Felíz aniversário João Tomas do Amaral ! com muito Chorinho pela manhã á tarde e noite s/ moderação…. faz bem ao Coração !!!!

  5. Peilton Sena Says:

    Parabéns pelo texto meu caro amigo Alex Mendes. Felicidades e muita saúde para o aniversariante João Tomas do Amaral! Uma justa homenagem a um homem do Bem. Esse sim, faz a diferença. Que ele continue sua trajetória de luz, alegria, “choro” e poesia sempre amparado pelas bênçãos do Poeta Maior. Obrigado por compartilhar conosco a alegria de desejarmos feliz aniversário ao João.
    Um forte abraço do poetamigo,
    Peilton Sena

  6. RICARTE ALMEIDA SANTOS __ Says:

    Meu caro João,

    Nós aqui do Maranhão que empunhamos também a bandeira do Choro, nas ondas do rádio, dentre outros espaços, manifestamos nossa alegria pelo seu aniversário; que você e seu belo “Chorinho Brasil” continuem firmes nessa nobre empreitada de da difusão da nossa grande e principal linguagem instrumental brasileira, o Choro!
    Nosso abraço, nosso carinho, nosso reconhecimento. Vida Longa, mestre!

  7. Ricarte Says:

    Nós aqui do Maranhão que empunhamos também a bandeira do Choro, nas ondas do rádio, dentre outros espaços, manifestamos nossa alegria pelo seu aniversário; que você e seu belo “Chorinho Brasil” continuem firmes nessa nobre empreitada de difusão da nossa grande e principal linguagem instrumental brasileira, o Choro!
    Nosso abraço, nosso carinho, nosso reconhecimento. Vida Longa, mestre!
    Ricarte Almeida Santos
    Chorinhos & Chorões
    Rádio Universidade FM 106,9 Oficial:

  8. Getulio Ribeiro Says:

    Aooooo!!!!! Grande João,grande pessoa grande amigo!!! Vc certamente representa muiito para o nosso choro!!!!! Obrigado e parabéns!!! Um forte abraço!

  9. Aleyer Says:

    João Tomas do Amaral, cidadão, comunicador, professor, empresário e que viva muito para ainda ser astronauta!!! Forte abraço.

    Aleyr Reis

  10. Darlan Says:

    Parabéns João Thomas, Felicidades! Gde abraço.
    Darlan

  11. Bruno Vinci Says:

    João Tomas, parabéns pelo seu dia! Estou contente em ter tido a oportunidade de participar do seu programa maravilhoso, agregador de música de qualidade. Grande abraço!

  12. Hamilton de Holanda Says:

    Parabéns meu amigo João Tomas, muitas alegrias pra você que cuida tão bem de nosso Choro ! abraço forte do amigo Hamilton de Holanda

  13. Ubiratan Sousa Says:

    Parabéns ao João , que Deus o Ilumine e o Ampare dando-lhe Forças e Saúde e muitos anos de vida e Sucesso ao Programa. Amigo Alex Mendes , por favor transmite isso a ele, obrigado. Abraços.
    Ubiratan Sousa

  14. Ausier Vinícius Says:

    Alex dê por mim um grande abraço nesta figura especial que é o João Tomaz…o kara!

    Ausier Vinícius

  15. Luiz Pires Says:

    Mestre João Tomas do Amaral, complementando as palavras de nosso Presidente Marcello Laranja, receba nossos cumprimentos e nossas homenagens nesta data, parabéns e muitas felicidades, meu querido amigo e incentivador da cultura. Fraternal abraço dos amigos do Clube do Choro de Santos.
    Luiz Pires

  16. FRANCISCO ARAÚJO Says:

    OI, JOÃO TOMÁS , MEUS SINCEROS PARABENS PELO SEU ANIVERSÁRIO. O CHORO BRASILEIRO ESTÁ EM FESTA E A MUSICA BRASILEIRA TAMBEM. QUE ESTA DATA SE REPITA POR MILHÕES DE ANOS. MUITA SAUDE , PAZ E HARMONIA.
    FRANCISCO ARAÚJO

  17. Jorge Cardoso Says:

    Caríssimo amigo João Tomás,

    Feliz aniversário!!!

    Desejo-lhe toda felicidade e que Deus continue abençoando sua vida com prosperidade, amor e paz. Obrigado pelo trabalho excelente e pelo apoio fraterno de sempre. Um forte abraço do amigo de sempre,

    Jorge Cardoso

  18. Dudáh Says:

    Querido João !! Um abraço musical !! Que Deus continue permitindo a sua bela e importante força para a nossa autêntica música!!
    Bjs!
    Dudáh

  19. Pratinha Says:

    Grande João, muita saúde e muita felicidade nesse seu dia, grande abraço!

  20. Stanley Carvalho Says:

    Parabens e muitas felicidades! Abraco, Stanley Carvalho

  21. Milton mori Says:

    João Tomas do Amaral,grande amigo de longa data,fui o primeiro a ir ao seu programa Chorinho Brasil,lembra?
    Como os anos passam em amigo? Mas estamos aqui firmes e fortes!
    Desejo a vc tudo de melhor que posso imaginar!
    Bjs na família e vamos nos falar né? já faz algum tempo,esta na hora Hahahaha!

  22. jota ge Says:

    Aheeeee João Thomas vc mora no coração !!! Desejo que essa data se repita por muitos anos e que possamos compartilhar muitos momentos da nossa amizade!!!!!Abração Jota Ge

  23. Cidinho 7 Cordas Says:

    Desejo muitas felicidades pro amigo João Tomas do Amaral.

    ‎Cidinho Sete Cordas

  24. Ricardo Becheli Says:

    Parabéns, João!!! E um grande abraço!

  25. Gustavo Simão Says:

    Boa noite !! Meus sinceros votos de saúde e disposição para tocar todos os seus projetos João, vendo só agora, estava tocando em Sampa, seja feliz !!

  26. Naemi Says:

    Parabéns ao Alex pelo belo texto em homenagem ao João, e ao João FELIZ ANIVERSÁRIO!!!!!!

  27. Ivan Melillo Says:

    Não o conheço pessoalmente João, mas acompanho de perto seu lindo trabalho… Felicidades nessa data tão especial! Um forte abraço

  28. Luis Avelima Says:

    Parabéns pro João.

    Luis Avelima

  29. FRANCISCO ARAÚJO Says:

    OI, ALEX E QUE GRANDE PRESENTE TODOS NÓS GANHAMOS. O JOÃO TOMÁS ALEM DE GRANDE HISTORIADOR DO CHORO É UM PESQUISADOR EMÉRITO, UM GRANDE AMIGO NOSSO E UMA DAS PESSOAS HUMANAS MAIS BONITAS QUE CONHEÇO, POIS TEM UMA BELEZA INTERIOR E UMA HONESTIDADE PLENA COM TODOS OS AMIGOS .
    PARABENS JOÃO TOMAS, PELO SEU ANIVERSÁRIO, MUITA SAÚDE, PAZ, HARMONIA E MUITA MUSICA. O CHORO BRASILEIRO LHE AGRADECE POR VOCÊ EXISTIR.
    FRANCISCO ARAÚJO

  30. Choro das 3 Says:

    Feliz Aniversário João!!
    Nossos sinceros fotos de felicidade, saúde e claro, muito Choro!!
    Grande beijo,

    Meninas

  31. Flavio Maciel Says:

    Queried Tip Joao

    Um grande abraço dos seus sobrinhos aqui polo norte .

    Flavio

  32. Andréa Aydar Generoso Says:

    Realmente um presente de Deus, de valor imensurável. Pessoa valorosa, ser humano ímpar a abrilhantar o caminho de tantos que têm o privilégio de cruzar sua estrada. Grande coração caridoso, agregador, acolhedor e humilde. Desejo tudo de melhor, infinitas coisas boas, mas acima de tudo muita saúde, paz e grandes surpresas do Altíssimo. Beijo, com grande carinho e admiração.

  33. Vania Says:

    Parabéns para o nosso grande amigo e parceiro.Deus fez o querido João e jogou a receita fora.Tudo já foi dito a seu respeito? Acho que não. Adoramos voce, e desejamos que sempre seja abençoado pela Luz Divina.Um grande bj. dos amigos sinceros, Vania e Clóvis.

  34. Luciana Rabello Says:

    Parabéns por mais este aniversário João Tomás.

    Obrigdo por tudo o que você faz pelo choro, precisamos de mais pessoas como você neste Brasil para que nosso Choro esteja realmente no lugar que merece estar.
    Há somente um caminho… Trabalhando duro.
    Trabalhando duro aí sim o sucesso é certo.
    Parabéns
    Luciana Rabello

  35. Carlos Venturelli Says:

    Parabéns e obrigado por carregar esta bandeira!

    Sucesso para vc sempre!

    Bandolinista
    Brazil Essence – Espanha

  36. Cesar Ricardo Says:

    Grande Alex! Você mais uma vez foi feliz pelo artigo apropriado à ocasião. Não se pode deixar em branco datas especiais como esta, ainda mais tratando-se de um camarada com o gabarito de João Tomas, que dispensa comentários.
    A ele, vida longa!
    Música boa e paixões renovadas, sempre!
    Abraço João.

    Cesar Ricardo
    Conjunto Retratos

  37. Cristina Says:

    Ola João Thomas só hoje vi que sabado foi seu aniversário. Meus parabéns, mtas felicidades.Saúde paz. Continue esse seu lindo trabalho pelo CHORO.Abraços

  38. mariza Says:

    João querido, aceite meus parabéns atrasado, mas cheio de carinho e admiração. Deus o abençoe sempre e que vc continue nesta luta pelo nosso choro! Beijo grande!

  39. Mário Jequibau Albanese Says:

    Caríssimo parceiro de idéias e ideais, João Tomás do Amaral, é melhor e não faz mal!!! Pondo de lado a brincadeira, aceite o abraço caloroso de quem o considera irmão de alma e coração. O pensamento cria, o desejo atrai e a fé no trabalho realiza! Saúde, paz e felicidade sempre!
    Com particular consideração e amizade,
    Mário Jequibau Albanese

  40. Betinho Sodré Says:

    Grande João Tomás ! Parabéns ! Sua paixão pelo choro é contagiante ! Obrigado pelo seu empenho pela nossa música ! Um grande abraço do seu fã Betinho Sodré

  41. João Tomas do Amaral Says:

    Prezados Amigos – Aniversário!!!

    Inicialmente, o meu agradecimento aos amigos que gentilmente enviaram as suas mensagens pela passagem de mais um aniversário – 22 de março -, bem como apresento as minhas desculpas pela falta de resposta.

    Essa ausência, ocorreu pelos afazeres acadêmicos com prazo de conclusão.

    Nos próximos dias enviarei uma mensagem a cada um, pois todos indistintamente têm e fazem parte da minha história de vida.

    Com os meus cumprimentos e o meu reconhecimento – Alex Mendes, Marcello Laranja, Rafael Nascimento, Wellington Gama, Ilda, Peilton Sena, Ricarte Almeida, Getúlio, Aleyer, Darlan, Bruno Vinci, Barão do Pandeiro, Hamilton de Holanda, Ubiratan Sousa, Ausier Vinicius, Luiz Pires, Francisco Araújo, Jorge Cardoso, Dudah, Pratinha, Stanley Carvalho, Milton Mori, Jotage, Cidinho 7 Cordas, João Fião, Ricardo Bechelli, Gusta Simão, Naemi, Ivan Melillo, Luis Avelima, Choro das 3 (Lia, Corina, Elisa, Eduardo e Cristina), Flávio Maciel, Andréa Aydar Generoso, Vania e Clóvis, Luciana Rabello, Carlos Venturelli, Cesar Ribeiro, Cristina, Mariza, Mário Jequibau Albanese e Betinho Sódre.

    Reforço os meus agradecimentos a todos que escreveram e certamente àqueles que em pensamento proporcionaram uma viagem amiga não somente neste dias, mas ao longo de nosso percurso de vida.

    Contamos com os Chorões de plantão!!!

    Até a próxima!!!

    João Tomas do Amaral

  42. João Tomas do Amaral Says:

    Olá, Alex Mendes!!!

    Apresento o meu agradecimento pelo artigo, mas acima de tudo pela dadiva da amizade.

    Desde os nossos primeiros contatos, sempre envolvendo o interesse comum pelo Choro, já temos algumas caminhadas conjuntas envolvendo o Conjunto Retratos – Cesar, Fernandinho, Gilberto, Donisete, e os meninos que por aí passaram – Alexsander e Marcello.

    Nessas caminhadas muita alegria, e claro, muito choro!!!

    Temos algumas histórias, assim, vamos contá-las em outras oportunidades.

    Contamos com os Chorões de plantão!!!

    Até a próxima!!!

    João Tomas do Amaral

  43. João Tomas do Amaral Says:

    Prezado Marcello Laranja!!!

    O meu agradecimento pelas felicitações, mas acrescento a minha gratidão pela dádiva da amizade.

    Continuo afirmando que estou em débito com o Clube do Choro de Santos, pois precisamos marcar presença!!!

    Parabéns pelo trabalho referencial a você e a todos os membros da diretoria do Clube do Choro de Santos.

    Contamos com os chorões de plantão!!!

    Até a próxima!!!

    João Tomas do Amaral


Escreva um comentário