Cultura no Choro: O Choro, a Literatura e as Artes Plásticas

qua, jul 9, 2014

Artistas, Eventos, Notícias

Cultura no Choro: O Choro, a Literatura e as Artes Plásticas

O Cultura no Choro, com a realização do Cultura Inglesa, idealização e direção de Cris Caner, apresentará no dia 12 de julho de 2014 às 20h00, no CBB – Centro Britânico Brasileiro uma noite cultural intitulada: “O Choro, a literatura e as Artes Plásticas”.

A primeira apresentação será com um Pocket Show e lançamento do livro: “Garoto, o Gênio das cordas” de Mário Jequibau Albanese com a participação do violonista Bonfim e Silvio Santistebam e sessão de autógrafos no final da noite.

A segunda apresentação se dará com o Show de Jotagê Alves e Marco Bernardo que interpretarão clássicos do Choro. Jotagê faz parte do quadro da Banda Sinfônica de São Paulo. Marco Bernardo pianista e regente, pesquisador da Música Popular Brasileira.

Durante as duas apresentações Camila Giudice que é artísta plástica, professora de artes, editora da revista Verniz Artes Visuais. Fará uma performance poética de óleo sobre a tela em tempo real, exprimindo o que o Choro revela como arte.

POCKET SHOW E LANÇAMENTO DO LIVRO: “GAROTO, O GÊNIO DAS CORDAS” COM MÁRIO JEQUIBAU ALBANESE E PARTICIPAÇÃO DOS VIOLONISTAS BONFIM E SILVIO SANTISTEBAM ÀS 20H00

LIVRO
Anibal Augusto Sardinha, o Garoto, deixou um vasto legado de peças musicais, mas, passados 50 anos de sua morte, a grandiosidade de seu talento não é proporcional ao público que o conhece. Esta obra apresenta a trajetória desse instrumentista, que, autodidata, gravou seu primeiro disco aos 15 anos. Esta obra percorre o mundo de Garoto por meio de amigos músicos, que nos contam histórias, muitas delas inusitadas, além de fotos memoráveis e partituras com suas melodias de maior destaque.O livro acompanha um CD.

MÁRIO JEQUIBAU ALBANESE
Mario Albanese é um grande articulador da cultura, atuou como produtor e apresentador em vários programas de TV e Rádio, além de ser jornalista de grandes jornais como Folha de São Paulo, Jornal da Tarde e outros. Durante o lançamento o Maestro interpretará ao piano composições de Garoto e falará sobre o ritmo Jequibau criado por ele próprio mostrando como se desenvolve musicalmente o Jequibau. Com a participação especial dos músicos Silvio Santistebam e Bonfim, que interpretarão algumas canções que estão no CD que acompanha o livro.

VIOLONISTA BONFIM
Formado em Violão pelo Conservatório Villa Lobos, participou de vários programas de TV, entre eles, o Programa da Hebe. Foi membro do Trio Manuel Marques, fazendo apresentações pelo Brasil e Portugal e é júri em festivais de MPB. Tem em seu repertório músicas clássicas, populares e folclóricas.

VIOLONISTA SILVIO SANTISTEBAN
Formado em Violão e Educação Musical Artística pela Faculdade de Música Santa Marcelina, deu aulas pela TV Cultura, TV Gazeta e TV Record. Fez apresentações em Los Angeles e Las Vegas, nos EUA. Seu repertório inclui músicas brasileiras e internacionais.

DUO CLARINETE E PIANO: JOTAGÊ ALVES E MARCO BERNARDO ÀS 21H00

Show de Jotagê Alves e Marco Bernardo, que interpretarão clássicos do Choro. O duo atuou intensamente nos anos 1989 a 1993 com o seu Duo Chora Clarinete em numerosas apresentações dentro e fora de São Paulo, incluindo os SESCs e outros espaços musicais
importantes da época. Trazem de volta composições de alguns dos maiores nomes do choro de todos os tempos como Pixinguinha, Benedicto Lacerda, Radamés Gnattali, Porfirio Costa, Zequinha de Abreu, Esmeraldino Salles, Ernesto Nazareth, Jacob do Bandolim e Waldir Azevedo. Destaque ao repertório de grandes clarinetistas do choro como Abel Ferreira, Luiz Americano, Severino Araújo e K-Ximbinho. Abraçam os compositores das mais novas gerações da música instrumental brasileira, presenteando ao público valiosos momentos de arte e cultura.

JOTAGÊ ALVES
Faz parte da Sinfônica de São Paulo e atuou com grandes nomes da música brasileira como Milton Nascimento, Ademilde Fonseca, Zizi Possi.

MARCO BERNARDO
Pianista e regente, pesquisador da Musica Popular Brasileira premiado pela Fundação Vitae, editou pela Irmãos Viltale os livros Nabor Pires de Camargo – Uma Biografia Musical, e Waldir Azevedo – Um Cavaquinho na História.

PROGRAMAÇÃO
- Ingênuo (Pixinguinha) arranjo Cyro Pereira
- Choro Negro (Paulinho da Viola) arranjo Cyro Pereira
- Vaidoso (Moacir Santos)
- Numa Seresta (Luiz Americano)
- Vê se Gostas (Waldir Azevedo)
- Espinha de bacalhau (Severino Araújo)
- Jotagê (Francisco Araújo)
- Doçura
- Eraldo Remexendo (Radamés Gnatalli)
- 1×0 (Pixinguinha)
- Cochichando (Pixinguinha)
- Chorando Baixinho (Abel Ferreira)
- Valsa Triste (Radamés Gnatalli)

PERFORMANCE POÉTICA ÓLEO SOBRE A TELA: CAMILA GIUDICE DURANTE AS DUAS APRESENTAÇÕES

Durante as duas apresentações Camila Giudice que é artísta plástica, professora de artes, editora da revista Verniz Artes Visuais. Fará uma performance poética de óleo sobre a tela em tempo real, exprimindo o que o Choro revela como arte. Será a curadora da exposição dos obras de Leonardo Di Stasi e Novaes OC que estarão no local.

REALIZAÇÃO
Cultura Inglesa

APOIO
Filhos do Som Produções Artísticas
Holoarte Produções Artíticas
Fotógrafo: Felipe Chiri
Câmera e foto: Daniel Bertolucci
ALMOREIS comunicação & web
Revista Verniz Artes Visuais.

OUTRAS INFORMAÇÕES:

Horário: 20h00 até às 22h00.
Endereço do CBB: Rua Ferreira de Araújo, 741 – Pinheiros – Cep 05428-002
Telefone: +55 11 3039-0500
Website: www.cbb.org.br



, , , , , , , , ,

Escreva um comentário