“Marcelo de Souza e Conjunto Retratos: Coração Verde Amarelo” por João Tomas do Amaral

ter, jan 7, 2014

Artistas, Notícias, Vivendo o Choro

“Marcelo de Souza e Conjunto Retratos: Coração Verde Amarelo” por João Tomas do Amaral

O movimento do choro está cada vez mais ativo e dinâmico com especificidade para a cidade de São Paulo. Atualmente, estamos presenciando momentos com expressiva quantidade e excelente qualidade na produção de instrumentistas e de composições, bem como de registros sonoros. A dinâmica de produção deste momento, talvez nunca vivenciado ao longo da trajetória do nosso velho, mas sempre jovem e renovado choro, é de extrema importância para a consolidação e difusão de nosso gênero musical mais significativo. Alguns instrumentistas e algumas regiões do nosso Brasil confirmam a sua vocação e apresentam a sua contribuição para o engrandecimento do movimento do choro.

Nesse contexto, destaco o eficiente trabalho realizado pelo Conjunto Retratos. Assim, apresento o belo e sublime registro sonoro de jovens, mas experientes instrumentistas da capital paulista – São Paulo. A nossa cidade tem forte vocação para as expressões artísticas, e nada mais justo do que possuir um significativo movimento musical dedicado ao choro. Este registro sonoro, editado em CD denominado “Marcelo de Souza & Conjunto Retratos – Coração Verde e Amarelo”, é um exemplo evidente do atual momento do nosso choro com novas composições dedicadas essencialmente ao seu repertório.

O CD “Marcelo de Souza & Conjunto Retratos – Coração Verde e Amarelo” tem composições de autoria de Marcelo de Souza e uma parceria com Alex Mendes, do qual destaco o ambiente e o clima musical – sonoridade e sensibilidade. Esses ingredientes com o bom gosto musical confirmam e garantem a longevidade da história do movimento do choro, pois são jovens talentosos com a experiência, ao melhor estilo, dos velhos chorões, e ainda com a ginga, o rigor e a liberdade do nosso brejeiro gênero.

Ao amante e apreciador do choro desejo que tenha o prazer e o deleite de ouvir o conteúdo deste excelente registro sonoro de “Marcelo de Souza & Conjunto Retratos – Coração Verde e Amarelo”. Certamente, será um belo e sublime devaneio viajar pela escultura sonora produzida neste primeiro disco tanto por Marcelo de Souza quanto pelo Conjunto Retratos. Expresso a minha felicidade em apresentar esse histórico registro e, de forma mais expressiva em saber do envolvimento e dedicação do bandolinista Izaías Bueno de Almeida – Decano do Choro Paulista – e do excelente e referencial Luizinho 7 Cordas.

Conhecemos a tradição desses dois ícones do choro paulista enaltecendo este encontro com outros experientes e jovens instrumentistas – experiência e jovialidade no choro.

Assim, o movimento do choro segue a sua bela, sublime e histórica trajetória.

João Tomas do Amaral
Criador, Produtor e Apresentador do Programa Chorinho Brasil - Rede Boa Nova de Rádio



, , ,

2 Comentários para ““Marcelo de Souza e Conjunto Retratos: Coração Verde Amarelo” por João Tomas do Amaral”

  1. Marcello Laranja Says:

    Perfeito meu caro João Tomás, faço minhas as suas palavras, o disco é sensacional.
    Forte abraço
    Marcello Laranja (Clube do Choro de Santos)


Escreva um comentário